Skip to main content

Informações académicas

IA Generativa no Processo Ensino/Aprendizagem

O ISLA Santarém – Instituto Politécnico encontra-se profundamente empenhado na divulgação, reflexão crítica e criação de linhas orientadoras para a responsabilização ética no uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen). Este compromisso nasce da convicção de que as instituições de ensino superior, enquanto espaços de produção e difusão de conhecimento, devem assumir a liderança na construção de práticas responsáveis que conciliem inovação tecnológica com integridade académica.

Os princípios fundamentais que sempre nortearam as instituições de ensino superior, nomeadamente, rigor, integridade, responsabilidade, partilha do conhecimento e respeito pela dignidade humana, devem ser preservados. Porém, importa que sejam reinterpretados e atualizados face a um novo paradigma tecnológico, no qual as ferramentas de IAGen ocupam um espaço cada vez mais comum e relevante na investigação, no ensino e na aprendizagem. Mais do que uma mera inovação tecnológica, estamos perante uma mudança de geração, com impacto direto nos modos de produção, validação e disseminação do conhecimento científico e académico.

Princípios Normativos para a Utilização da IAgen:

1. Transparência - nas tarefas em que professores, investigadores, colaboradores e estudantes utilizam tecnologias de IAGen. A aposição do uso de IAGen, «em parte» ou «no todo» nos trabalhos académicos é uma obrigação de transparência e de boa relação entre quem ensina, quem avalia e quem aprende.
2. Respeito - pelos direitos de autor, em imagem, som, música, textos, projetos e linhas de investigação. Este respeito deve ser extensível, também por obrigação legal, a dados pessoais ou informação confidencial. A responsabilidade ética obriga a que só com o consentimento dos autores e demais envolvidos pode haver publicação de qualquer trabalho académico que contenha conteúdos protegidos legalmente por direitos autorais.
3. Verificação - quando estamos no uso de uma tecnologia muito recente e ainda pouco consciente dos erros e da falsa informação: a verificação das fontes e sua fiabilidade é essencial para a aprovação académica do que está escrito ou gravado.