Candidatura a Mobilidade
Candidatura
A intenção de candidatura deverá ser formalizada junto da Coordenação do Gabinete de Relações Institucionais (GRI), através do preenchimento da ficha individual de candidatura.
Ficha de Candidatura a Erasmus
Calendário de candidaturas para mobilidade no ano letivo 2025/26
Estudantes
Fase | Mobilidade | Inicio | Fim |
---|---|---|---|
1ª Fase | 1.º ou 2.º semestre - ano letivo 2025/26 | 01 de fevereiro de 2025 | 30 de abril de 2025 |
2ª Fase | 2.º semestre - ano letivo 2025/26 | 01 de julho de 2025 | 15 de outubro de 2025 |
Docentes e funcionários
Fase | Mobilidade | Inicio | Fim |
---|---|---|---|
1ª Fase | 1.º ou 2.º semestre - ano letivo 2025/26 |
01 de setembro de 2025 |
30 de setembro de 2025 |
2ª Fase | 2.º semestre - ano letivo 2025/26 | 01 de janeiro de 2026 | 31 de janeiro de 2026 |
Guia ECTS
Sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS)
De que se trata?
O Sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS) é uma ferramenta que ajuda a conceber, descrever e pôr em prática programas de estudo e a atribuir qualificações no ensino superior. A utilização do ECTS, juntamente com quadros de qualificação baseados em resultados, melhora a transparência dos programas de estudo e das qualificações e facilita o seu reconhecimento.
Por que motivo é necessário?
Ao assegurar a comparabilidade do ensino superior na Europa, o ECTS torna o ensino e a aprendizagem no ensino superior mais transparentes e facilita o reconhecimento dos estudos. Trata-se de uma ferramenta de apoio à conceção dos programas de estudo que contribui para a garantia da qualidade e permite transferir experiências de aprendizagem entre instituições, melhorar a mobilidade dos estudantes e flexibilizar as vias para a obtenção de um grau académico.
O sistema ECTS está estreitamente relacionado com a modernização do ensino superior na Europa, constituindo uma ferramenta central no âmbito do Processo de Bolonha que visa tornar os sistemas nacionais mais compatíveis.
Como funciona?
As instituições participantes publicam os seus catálogos de cursos na Internet; neles se incluem descrições pormenorizadas dos programas de estudo, das unidades curriculares, dos regulamentos universitários e dos serviços destinados aos estudantes.
As descrições das unidades curriculares incluem os «resultados de aprendizagem» (ou seja, os conhecimentos que os estudantes devem obter e as capacidades que devem adquirir) e o volume de trabalho (o tempo de que os estudantes necessitam para atingir esses resultados). Os resultados de aprendizagem são expressos em créditos. A carga de trabalho de um estudante varia entre 1500 e 1800 horas por ano letivo e um crédito corresponde geralmente a 25-30 horas de trabalho
Cooperação e Parcerias
Redes internacionais de cooperação académica
O ISLA Santarém é membro das seguintes redes:
Consórcio EU4EU Portugal
Este consórcio tem como objetivo facilitar a transição entre o Ensino Superior e o acesso ao emprego, através da organização de estágios profissionais no estrangeiro com enfoque em projetos da UE, no âmbito do Programa Erasmus +.
Composição do Consórcio
O Consórcio EU4EU Portugal pretende ser o mais representativo possível do território nacional, incluindo 9 IES portuguesas distribuídas por todo o País:
- ISG Instituto Superior de Gestão, ENSINUS-Estudos Superiores SA;
- Universidade de Coimbra;
- Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, Crl;
- ESE, Ensino Superior Empresarial, Lda;
- FEDRAVE – Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro;
- Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa – Universidade Fernando Pessoa;
- Instituto Politécnico de Setúbal;
- ISLA-Santarem, Educação e Cultura;
- Universidade Lusófona / Cooperativa de Formação e Animação Cultural, crl.
Consórcio: Aliança do Ensino Superior para o Desenvolvimento da Educação, Formação e Investigação no Espaço Lusófono
O projeto HEAD_L- "Aliança do Ensino Superior para o Desenvolvimento da Educação, Formação e Investigação no Espaço Lusófono" foi um dos projetos aprovados no âmbito dos programas "Impulso Jovens STEAM" e "Impulso Adultos" do PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência tendo obtido um incentivo de mais de 7,5 milhões de euros.
Este consórcio enolvolve as seguintes instituições de ensino superior portuguesas:
- Universidade Lusófona (Promotor)
- Instituto Politécnico da Lusófonia
- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
- Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia
- ISLA Santarém - Instituto Politécnico
- ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências
- Universidade Autónoma de Lisboa
Programa Damião de Gois
Este programa envolve três campos fundamentais de ação:
- Mobilidade e Intercâmbio de Estudantes;
- Compatibilização e paralelismo científico e académico a nível de ciclos de estudo;
- Promoção de Estudos Pós-Graduados.
IES nacionais e internacionais envolvidas:
- Universidade Lusófona - Portugal
- Instituto Politécnico da Lusofonia - Portugal
- Instituto Superior Manuel Teixeira - Portugal
- Instituto Superior Dom Dinis - Portugal
- Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia - Portugal
- Instituto Superior de Gestão - Portugal
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém - Portugal
- Faculdade Lusófona de São Paulo - Brasil
- Faculdade Lusófona da Bahia - Brasil
- Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro - Brasil
- Universidade Lusófona de Cabo Verde - Cabo Verde
- Universidade Lusófona da Guiné - Guiné-Bissau
- Instituto de Educação em Gestão - Moçambique
- Instituto Superior de Gestão, Administração e Educação - Moçambique
- Instituto Politécnico de Humanidades e Tecnologias - Angola
Guia de mobilidade Damião de Góis
Acordos de cooperação internacional
No geral, estes protocolos visam promover a participação mútua em projetos de investigação, intercâmbio de pessoal docente e de estudantes. Na sua maioria, são textos de âmbito geral, que possibilitam a criação de acordos específicos para as atividades que se pretendam desenvolver.
- Faculdade Lusófona de São Paulo - Brasil
- Faculdade Lusófona da Bahia - Brasil
- Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro - Brasil
- Instituto de Educação em Gestão - Moçambique
- Instituto Superior de Gestão, Administração e Educação - Moçambique
- Instituto Politécnico de Humanidades e Tecnologias - Angola
- Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ) - Angola
- Universidade Lusófona de Cabo Verde - Cabo Verde
- Universidade Lusófona da Guiné - Guiné
- Universidade de Huelva – Espanha
- Universidade de La Rioja – Espanha
- Universidade de León – Espanha
- Universidade de Vigo – Espanha